Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Orientações gerais para a prova de português do Concurso de Admissão CMPA 2019

Escrito por Administrador | Publicado: Sábado, 09 de Novembro de 2019, 20h53 | Última atualização em Domingo, 10 de Novembro de 2019, 11h14 | Acessos: 415

Concurso de Admissão 2019


Orientações Gerais para a prova de Português – 10 de novembro de 2019

  1. Horários para o 6º ano EF/1º ano EM:

Atividade

Abertura dos Portões

Fechamento dos Portões

Início das Provas

Autorização para sair do local de prova

Término das Provas

Hora

07h00

08h30

09h00

A partir das 09h45

11h30

  1. O ingresso dos candidatos no CMPA se dará pelo portão principal (o acesso pode ser feito por ambos os lados) e deverão entrar em fila indiana por ordem de chegada.
    Ao chegar ali, o candidato já deve estar com a identidade e o cartão de comprovação de inscrição na mão (juntamente com o material permitido), mostrando-os ao militar que estiver no controle do corredor;
  1. É possível que haja bloqueio para veículos na Rua Santana, na Rua Vieira de Castro e na Av. José Bonifácio, nas vias imediatamente fronteiras ao CMPA;
  1. Na Área de Triagem (Salão Brasil), os candidatos receberão um saco plástico para colocar eventuais materiais não permitidos, como celulares e outros pequenos objetos. Estes sacos serão lacrados e entregues ao fiscal de sala.
  1. Estacionamento

- Com o Brique da Redenção, há uma grande dificuldade para estacionar nas ruas próximas ao CMPA;

- Na Av. Venâncio Aires há alguns estacionamentos pagos;

- Sugere-se que o candidato venha acompanhado de dois adultos no veículo. Se for necessário, enquanto um descer para acompanhá-lo, o motorista procurará um local para estacionar.  

  1. O gabarito será divulgado a partir das 12h30, na Internet e em um mural na frente do CMPA.

Observação: ao terminar a prova, somente o candidato que permanecer em sala até o término do tempo total de aplicação da prova (11h30) poderá levar consigo o caderno de questões. Os candidatos que não ficarem até o final poderão pegar a prova de Português (caderno de questões) entre os dias 11 e 12 Nov 19, das 09h as 11h30mim, mediante apresentação do documento de identidade oficial ou do cartão de confirmação de inscrição do candidato, das 08h00 às 11h30min, na Seção de Comunicação Social do CMPA. Os responsáveis também poderão pegar a prova, desde que apresentem a documentação exigida.

  1. Fluxo de candidatos e pais/responsáveis

- A entrada de candidatos(e somente eles) será realizada pelo portão principal do CMPA, pelo corredor balizado por cordas ou faixas. Ao chegar ali, o candidato já deve estar com a identidade, CPF e o cartão de comprovação de inscrição na mão (juntamente com o material permitido), mostrando-os ao militar que estiver no controle do corredor;

- Os acompanhantes não terão acessoà área de provas que, neste caso, são todas as instalações do CMPA. Os responsáveis somente poderão entrar no Colégio para sanar alguma pendência documental, devidamente autorizados pela Comissão de Recepção;

- A sala onde cada candidato fará a prova de Português (Ensalamento), encontra-se previsto no cartão de comprovação de inscrição. Para quem esquecer, o número da sala estará também nos quadros murais localizados na entrada do Colégio e na Área de Triagem.

- Os candidatos ao 6º Ano/EF somente deixarão o CMPA acompanhados de um responsável.

- Os candidatos ao 1º Ano/EM poderão sair desacompanhados.

- A saída de todos os candidatos, diferentemente do ingresso, será feita pela esquina da Rua Vieira de Castro com Av. Venâncio Aires;

  1. Identificação do candidato

- O(A) candidato(a) deverá comparecer ao local designado para realizar a prova, apresentando seu cartão de comprovação de inscrição (CCI), o seu comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o seu documento de identidade oficial com foto recente.

- Será exigida a apresentação do seu comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do documento de identificação original, com nome, filiação e foto, dentro do prazo de validade.

- Não haverá nenhum outro processo de identificação de candidato(a)s, salvo o prescrito no item baixo e, portanto, em hipótese alguma será permitida a entrada nos locais de prova do(a) candidato(a) que não apresentar um dos documentos previstos ou que apresentar o documento em condições que não permitam sua identificação com clareza.

- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias. Neste caso e, também, para o candidato que, eventualmente, estiver portando documento com prazo de validade vencido, haverá coleta das impressões dactiloscópicas do candidato e este será fotografado, para futura identificação em sua matrícula, em caso de aprovação no CA.

- Serão considerados documentos de identificação original, os seguintes documentos: Carteira de Identidade, expedidas por órgãos públicos civis ou militares; Carteira de Trabalho; Carteira Profissional; Carteira expedida por órgãos fiscalizadores de exercício profissional; Passaporte; Carteira de identificação funcional, que tenho valor legal de identidade; Carteira Nacional de Habilitação; e outros documentos que possuam foto que, na forma da legislação vigente, sejam considerados documento de identificação.-

- Os documentos de identificação devem possuir, obrigatoriamente, a foto do candidato, não sendo admitidos para essa finalidade aqueles que, por sua forma de confecção, não possua foto do mesmo.

- Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, danificados, não identificáveis e/ou que, definitivamente, não identifiquem o portador do documento.

- Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no Manual de Instruções aos Candidatos, não fará as provas e será automaticamente excluído do Concurso Público.

- O documento de identificação original deverá estar em perfeitas condições, a fim de permitir, com clareza, a identificação do(a) candidato(a), sendo rejeitado quando:

 1) a fotografia do documento não permitir a identificação inequívoca do seu portador, por ser de má qualidade, por ser muito antiga, por estar danificada e/ou deteriorada ou manchada;

 2) a assinatura que consta do documento diferir da utilizada pelo(a) candidato(a) em qualquer etapa do CA; e/ou

 3) os dados do documento estiverem adulterados, rasurados ou danificados.

- Não serão aceitas cópias dos documentos de identificação, ainda que autenticadas, e protocolos de quaisquer outros documentos.

- A CAF realizará a identificação do(a) candidato(a) mediante a conferência do documento de identificação e dos seus dados na listagem dos inscritos no concurso.

- Os candidatos, ao entrarem na área de triagem (corredor de acesso), deverão ter à mão a carteira de identidade, CPFe o cartão de comprovação de inscrição.

- Solicita-se que, antes de deixar o candidato no corredor de acesso, o seu responsável confira se ele está de posse dos documentos e do material necessário.

- Solicita-se também que os pais/responsáveis orientem os candidatos para terem muito cuidado no transporte dos documentos, evitando que estes sejam deixados em casa, perdidos na rua ou no interior do CMPA, ou ainda esquecidos em algum lugar.

  1. Procedimento do Candidato no Local de Prova

- O candidato(a) somente poderá conduzir e utilizar o seguinte material: canetas esferográficas de tinta azul ou preta, lápis (apenas para rascunho), borracha e prancheta sem qualquer tipo de inscrição e sem equipamento eletrônico. O material não poderá conter qualquer tipo de inscrição, exceto as de caracterização (marca, fabricante, modelo).

- O(A) candidato(a) poderá conduzir, até o local de prova, após verificadas pelos membros da CAF, alimentos e bebidas não alcoólicas para serem consumidas durante a realização das provas.

- Não será permitido(a) ao(à) candidato(a) adentrar aos locais de provas portando gorro, chapéu, boné ou similar, viseira, lenço de cabelo, brincos, piercing, cachecol, bolsas, mochilas, livros, impressos, anotações, cadernos, folhas avulsas de qualquer tipo e/ou anotações, bem como qualquer outro item diferente do listado como autorizado.

- Os cabelos e as orelhas do(a) candidato(a) deverão estar sempre visíveis.

- Também não lhe será permitido portar aparelhos eletroeletrônicos, tais como máquinas calculadoras ou similares, telefones celulares, walkman, aparelhos radiotransmissores, palmtops, pagers, receptores de mensagens, gravadores, mp3, mp4, tablets, smartphones e smartwatch ou qualquer tipo de material que não os autorizados neste Manual.

- A CAF poderá vetar o uso de relógios ou outros instrumentos sobre os quais sejam levantadas dúvidas quanto à possibilidade de recebimento de mensagens de qualquer natureza pelo(a) candidato(a).

- O CMPA não se responsabilizará pela guarda de quaisquer objetos do(a)s candidato(a)s.

- Não serão permitidos, durante a realização da prova:

I - o empréstimo de material de qualquer pessoa para o(a) candidato(a), ou entre candidato(a)s; e

II - a comunicação entre candidato (a)s.

10. Tranquilidade do candidato

- Alerta-se para que os pais e familiares cheguem cedo e procurem transmitir ao candidato a maior tranquilidade possível, pois ele já conhece o CMPA e sabe preencher o cartão de respostas e a prova. Essa tranquilidade é um dos fatores de sucesso na prova. 

11. Manual do Candidato

- Além destas orientações, os responsáveis e candidatos deverão ler cuidadosamente o Manual do Candidato, tomando as providências necessárias. Em caso de dúvida ou conflito, prevalece o constante no Manual, que pode ser acessado por este link: http://www.cmpa.eb.mil.br/concursos-de-admissao

Evite transtornos, leia atentamente o Manual do Candidato e seus anexos.

O Colégio Militar de Porto Alegre deseja que todos os candidatos realizem uma excelente prova!

 CMPA - formando hoje o cidadão do amanhã!

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página