Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Normas de acesso ao CMPA

Escrito por Cel. Araújo | Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2016, 10h56 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 09h46 | Acessos: 1393

s

O Colégio Militar de Porto Alegre é um estabelecimento de ensino militar onde estudam crianças e adolescentes. Além disso, também é um quartel do Exército, com todas as normas relativas à segurança que existem nos quartéis normais, devido ao armamento, material, pessoas, etc.

Assim, considerando a degradação do quadro de segurança pública vigente em Porto Alegre e com o objetivo de oferecer uma proteção mais efetiva aos seus alunos, seus profissionais, seu material/equipamentos/instalações e ao bom andamento dos trabalhos pedagógicos e administrativos internos, o Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Porto Alegre houve por bem alterar as normas de acesso a seus espaços internos.

Em consequência, as seguintes limitações deverão ser observadas por responsáveis e visitantes, civis e militares, durante o expediente normal:

1. Não é mais permitido o acesso ao interior do CMPA, exceto e dentro das condições dos casos elencados abaixo.

2. Entrevistas de qualquer tipo com o Comandante do Corpo de Alunos/Secretaria do Corpo de Alunos (30947631; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com os Comandantes de Companhia de Alunos (1º Cia: 3094-7650 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 2º Cia: 3094-7605 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 3ª Cia: 3094-8660 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com a Secretaria da Divisão de Ensino/Professores (3094-7623 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com a Supervisão Escolar (3094-7635 e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e com a Seção Psicopedagógica (30947628 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) deverão ser previamente marcadas por e-mail ou telefone.

3. Entrevistas com o Comandante/Diretor de Ensino somente serão marcadas através da Seção de Comunicação Social (30947613; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), desde que declinado previamente o assunto e, em se tratando de alunos, após o interessado ter consultado a Seção diretamente responsável (Corpo de Alunos, Seção Psicopedagógica ou Supervisão Escolar).

4. O acesso às lojas e à barbearia terceirizadas, bem como à Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV-APM) deverá ser precedido de identificação na Seção de Comunicação Social. No entanto, o visitante deve se restringir somente ao local visitado, não podendo ir a outro ou permanecer no interior do CMPA. Nestes casos estarão acompanhados por um soldado do Contingente.

5. A exceção parcial acontece durante a formatura geral das quintas-feiras ou de outro dia em que for marcada, quando os responsáveis, familiares e amigos dos alunos, bem como antigos alunos, estão convidados a assisti-la no local a isso destinado no pátio, logo após a formatura, inicia o dia a dia normal de aulas e a circulação interna na escola se restringe ao seu corpo permanente.

6. Nos demais dias em que houver um evento público, este será divulgado no portal do CMPA, assim como o convite para assisti-lo. Todas as outras atividades são consideradas como eventos internos, não sendo facultada a visita de pessoas não integrantes dos corpos docente, discente e administrativo do CMPA.

7. Todo e qualquer ingresso de visitantes às diversas seções do CMPA, seja a que título for, deve ser realizado somente dentro do horário de expediente externo do Colégio (07h30 às 12 horas; 13h45 às 15h30 horas). Nas sextas-feiras ou em dias de meio expediente, até às 12 horas. As exceções ocorrem em duas situações: a) nos dias de formatura geral, quando o ingresso para assisti-la poderá ser realizado a partir das 07h00, com saída prevista logo após o seu término; b) nas visitas às lojas terceirizadas (AACV, barbearia, cantina, loja e alfaiataria), que podem ser feitas no horário de atendimento do permissionário, desde que obedecido o previsto no item nº 4 deste Comunicado.

8. Relembra-se que o Colégio Militar é uma organização militar do Exército Brasileiro e que seu aquartelamento é legalmente considerado como “área militar”. Como tal, todas as pessoas que nela ingressam estão sujeitas aos ditames do Código Penal Militar (CPM) e, se militares, também aos regulamentos e estatuto específicos (Regulamento Interno dos Serviços Gerais – RISG, Regulamento de Continência, Honras e Sinais de Respeito – RCont, Regulamento Disciplinar do Exército - RDE e Estatuto dos Militares – E-1).

9. Os militares da ativa, ao virem ao CMPA para tratar de assuntos de natureza militar, serão identificados pela Comunicação Social, devendo proceder como prescreve o RISG para tal caso, apresentando-se ao Subcomandante. Nenhum militar da ativa está autorizado a ingressar em trajes civis no CMPA durante o horário do expediente.

10. Os militares da ativa, da reserva ou reformados, ao virem ao CMPA na condição de pais/responsáveis de alunos e para tratar de assuntos relativos a seu responsabilizado, serão identificados pela Comunicação Social e terão tratamento exatamente igual aos demais pais/responsáveis.

11. Com exceção dos militares da ativa fardados que vierem tratar de assuntos de natureza militar, todos os demais visitantes serão acompanhados por um militar em seu deslocamento no interior do CMPA.

12. Por fim, este Comandante e Diretor de Ensino solicita a compreensão e o apoio dos pais, responsáveis, amigos e antigos alunos do CMPA, haja vista que o cenário atual de segurança pública é preocupante e requer que a proteção dos alunos, profissionais e instalações seja a mais efetiva possível. 

As presentes Normas alteram as que foram publicadas em 11 de outubro de 2016.

Porto Alegre, 11 de abril de 2017.


José Herculano Azambuja Junior – Cel Inf
Comandante e Diretor de Ensino do CMPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página