Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professor do CMPA participa de livro científico internacional com renomados pesquisadores mundiais

Escrito por Cel. Araújo | Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 14h43 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2017, 16h01 | Acessos: 2973

dNo mês de fevereiro deste ano, o Maj QCO Orlando Vieira Furtado Filho, professor de Biologia do Colégio Militar de Porto Alegre, participou, como um dos autores, de um livro na área de Bioeletromagnestismo intitulado “Microwave Effects on DNA and Proteins”, publicado pela Editora Springer.

Pesquisadores de renome mundial das Universidades de Londres, Mariland, Tóquio, dentre outras, também participaram de capítulos da obra, sendo que o Maj Orlando foi o único cientista da América do Sul a ser selecionado para integrar o corpo de autores.

O volume, primeiro de seu tipo, reúne pesquisadores de todo o mundo para discutir achados atuais e pensar sobre os efeitos de microondas em sistemas biológicos, particularmente DNA, RNA e proteínas.

O capítulo de autoria do Maj Orlando intitula-se “Ultra-High-Frequency Electromagnetic Radiation and Reactive Species in Mammals”. Nele, o pesquisador analisa os efeitos das ondas eletromagnéticas de ultra-alta-frequência sobre o metabolismo celular, particularmente a relação entre os danos oxidativos a biomacromoléculas (DNA, lipídios e proteínas) e os sistemas de defesa antioxidantes em mamíferos, mostrando as suas implicações a esses organismos.

 b

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página