Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Aluno concorre ao título de Guri Farroupilha do RS

Escrito por Cel. Araújo | Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 17h57 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 16h03 | Acessos: 1116

O aluno Lucas Moreira Lopes, do 9º Ano do CMPA, estará concorrendo ao título de Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul durante o Entrevero Cultural de Peões, um dos principais eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Lucas Lopes é o destacado Guri Farroupilha do 35 CTG e da 1ª Região Tradicionalista, títulos que conquistou devido a sua competência, carisma e grande dedicação às coisas da cultura gaúcha.

O evento, que está em sua 29ª edição, inicia nesta quinta-feira, dia 06, e segue até o sábado, dia 08, com provas artísticas, culturais (oral e escrita) e campeiras, além de uma ficha-relatório. Serão escolhidos três representes em cada categoria (Piá - 10 a 12 anos, Guri - 13 a 17 anos e Peão - 18 a 27 anos).

As provas artísticas constarão de: dança de salão tradicional gaúcha, dança tradicional gaúcha; declamar ou tocar, ou cantar, ou trovar (temas tradicionais gaúchos). Já as provas campeiras compreendem: fazer churrasco,
charquear, cevar o mate, emalar capa ou poncho, trançar (a pé), tosquiar (a pé), tosar (a pé), laçar (a cavalo), apartar (a cavalo) e prova de rédeas (a cavalo). As provas escritas abordarão conteúdos de História do Rio Grande do Sul e do Brasil, Geografia do Rio Grande do Sul, Tradicionalismo, Tradição e Folclore do Rio Grande do Sul. Na Prova Oral  é verificada a capacidade do candidato de se expressar com naturalidade e fluência empregando linguajar correto e sem gírias ou tiques, respeitadas as características regionais.

O Vale do Caí recebe a etapa estadual, porque o atual Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Diego de Azevedo Andrade, é caiense. No total, 54 peões concorrem aos títulos.  A organização do evento espera receber mais de três mil tradicionalistas nos três dias de atividades.

A programação inicia às 16h da quinta-feira, no parque Centenário, com recepção e credenciamento dos participantes. Às 19h ocorre a Missa Crioula, seguida do jantar de despedida dos peões, guris e piás estaduais. Na sexta-feira, dia 7, no campus da UCS, às 9h, começam as atividades para os concorrentes com a prova escrita. Já às 13h30min, de volta ao parque, ocorrem as provas artísticas para as três categorias e, às 21 horas, a sessão solene de abertura do 29º Entrevero Cultural de Peões.
 
O terceiro e último dia do entrevero é marcado pelas provas campeiras, que iniciam às 8h30min, na cancha de rodeios da UCS Vale do Caí. O destaque é o baile de encerramento e divulgação dos resultados do concurso, que ocorre às 22h30min, no centro comunitário Vila Progresso. (com informações da página www.leouve.com.br e do MTG)

 

Dia de Prova Campeira (07 Abr)

registrado em:
Fim do conteúdo da página