Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ingresso dos novos alunos 2018

Escrito por Cel. Araújo | Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 08h40 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 08h41 | Acessos: 680

A primeira cerimônia do ano de 2018, realizada durante a formatura geral de 08 de fevereiro, marcou o ingresso de 173 novos alunos no CMPA e, simbolicamente, o início do ano letivo que, na prática, havia começado no dia 05.

Com os novos alunos postados nas calçadas externas do CMPA, o Cel José Herculano Azambuja Junior, Comandante e Diretor de Ensino, entregou simbolicamente a chave do CMPA à aluna do 6º Ano Clara Gomes de Castro Moreira que, com 10 anos de idade, é a aluna mais nova do Colégio Militar. Esta condição a tornou a Aluna Claviculária, ou seja, aquela que "abriu" o Portão das Armas para o ingresso dos demais novos alunos.

Após terem ingressado em duas colunas, sob os aplausos dos professores formados em duas fileiras no Corpo da Guarda, os novos alunos compuseram um grande grupamento no centro do Pátio Plácido de Castro, em local de destaque.

A seguir, o Batalhão Escolar foi apresentado ao Cel Herculano pelo futuro Coronel Aluno Davi Sampaio Girão, sendo cantado, após, o Hino Nacional Brasileiro.

Foi realizado, então, pelos novos alunos, o solene Juramento do Aluno perante o Estandarte do CMPA, conduzido pela Al Samantha de Assis Bastos:
- “Incorporando-me ao Colégio Militar de Porto Alegre, e perante seu nobre estandarte, assumo o compromisso de cumprir, com honestidade, meus deveres de estudante, de ser bom filho, de ser disciplinado e de cultivar as virtudes morais para tornar-me herdeiro de suas gloriosas tradições e honrado cidadão de minha Pátria”.

Em suas palavras aos novos alunos e seus pais, o Comandante ressaltou as características dos alunos do Colégio Militar, enfatizando o necessário culto aos valores morais e afetivos que os diferenciam na vida escolar e que também farão a diferença no futuro, como cidadãos e profissionais. Finalizou, dando as boas-vindas a todos os alunos, profissionais e pais, desejando-lhes um excelente e produtivo ano letivo.

No palanque, junto ao Comandante, a presença do Cel Cav Claudio Emmanuel Faulstich Alves (novo Comandante), do Cel Marco Antônio Diel - Subcomandante, do Cel Marcus Antônio Rabello Bastos - Subdiretor de Ensino, do Tenente-Coronel Italo Mainieri Junior - Comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, de todo o Corpo Docente e de Oficias do Estado-Maior do CMPA, além do do casal ST Claudius de Castro Moreira e Sra. Cristiane Gomes da Silva, responsáveis pela Al Clara. Na assistência, um grande número de orgulhosos familiares e amigos dos alunos, especialmente dos novos.

Encerrando a simbólica cerimônia, o grupamento de novos alunos, por vez primeira, foi incorporado ao Batalhão Escolar e com ele desfilou em continência ao Comandante e Diretor de Ensino do CMPA.

Após a formatura, o Cel Herculano reuniu no Salão Brasil os pais presentes e proferiu uma palestra sobre as principais características e valores do CMPA, bem como sobre aspectos do dia a dia da vida do aluno, aproveitando também para se despedir de todos, haja vista que passará o Comando do CMPA no próximo dia 15.

Confira aqui o ãlbum de fotos: https://goo.gl/9HzUU3 

registrado em:
Fim do conteúdo da página