Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Na formatura do Dia da Cavalaria, o simbolismo das esporas

Escrito por Cel. Araújo | Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 18h59 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 18h59 | Acessos: 203

A Formatura Geral do CMPA de 17 de maio, primeira após o período de provas trimestrais, foi comemorativa ao Dia da Cavalaria, transcorrido no último dia 10. Para tanto, o Pátio Plácido de Castro foi decorado com motivos cavalarianos, inclusive com um carro de combate sobre rodas, uma viatura blindada de transporte de pessoal e uma viatura de reconhecimento.

Com o Grêmio da Cavalaria posicionado em local de destaque à frente do Corpo de Alunos, inclusive com seis alunos a cavalo, e com os militares da Arma Ligeira ocupando o palanque, o Comandante, Cel Cav Faulstich, convidou o Cel Cav Airton Paulo (decano da Arma), o Cel Diel (mais antigo militar da Arma) e o Maj Colombo a procederem o Hasteamento das Bandeiras.

A seguir, a Al Helena Aquino, do 3º Ano, comandante do Esquadrão de Cavalaria, entoou vibrantemente a Oração do Cavalariano, juntamente com seus comandados.

Após o Pelotão Hipomóvel ocupar seu local no dispositivo, foi realizada a simbôlica cerimônia de entrega das esporas aos alunos cavalarianos que realizaram, pela primeira vez, o Cross da Espora, prova hípica onde demonstraram suas habilidades no dorso do cavalo.

Receberam as esporas das mãos de seus orgulhos padrinhos e madrinhas os alunos do 2º Ano:
- Gabrielli Prates;
- Rodrigo;
- Amanda Rodrigues.

O texto alusivo ao Dia da Cavalaria foi lido pelo TC Cav Carneiro, ficando as palavras finais a cargo do Comandante do CMPA, que enfatizou a importância da data para o Exército e ressaltou as qualidades do Marechal Osorio, Patrono da Arma de Cavalaria, e as características que particularizam e distinguem os militares da Arma Ligeira.

Prestigiaram a solenidade o TC Cav Camilo - Comandante da Base Administrativa e de Apoio da 3ª Região Militar, o TC QEM Vasconcellos - Chefe da Comissão Regional de Obras, e o Maj Cav Saldanha - Subcomandante do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.

Veja a galeria de fotos em https://goo.gl/jFbcQZ

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, criança, chapéu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, cavalo e atividades ao ar livre

registrado em:
Fim do conteúdo da página