Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Histórico

Escrito por admcmpa | Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2015, 13h27 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2015, 13h27 | Acessos: 2862

O COMEÇO ...

A cidade de Santa Maria, cuja população é de aproximadamente trezentos mil habitantes, possui uma das três maiores Guarnições Militares do Brasil e aspirava, há muito, ser contemplada com um Colégio Militar. Em setembro de 1957, quando esta cidade completava seu centenário, era publicado, em jornal local, um artigo de autoria do então Tenente Farmacêutico LUIZ PRATES CARRION, cujo texto sugeria a criação de um Colégio Militar na cidade "Coração do Rio Grande".

A concretização desse sonho veio a ocorrer em 22 de março de 1994, na época era Ministro do Exército o Exmo Sr. Gen Ex ZENILDO DE LUCENA, e era o Comandante da Guarnição Federal de Santa Maria o Exmo Sr Gen Div JOSÉ LUIZ LOPEZ DA SILVA.

Nascia assim o CMSM, o mais novo dentre todos os Colégios Militares do país. O Colégio ministra Ensino Preparatório para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e Ensino Assistencial, do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, prestando apoio à família militar e civil de Santa Maria.

Seu primeiro Comandante e Gerente do Projeto de Implantação foi o Cel Inf FREDERICO GUIDO BIERE.


FOTOS DA HISTÓRIA


O COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA esteve instalado provisoriamente no Parque Regional de Manutenção/3.

instalacoes 1 antigas

Onde os principais responsáveis pela sua implantação as seguintes personalidades: (da esquerda para a direita):

instalacoes 2

  •  Major Luiz Prates Carrion - "Idealizador do CMSM"
  •  Exmo Sr. Gen Div. José Luiz Lopes da Silva - "Comandante da 3ª DE"
  •  Cel Inf Frederico Guido Bieri - "1º Comandante do CMSM"
  •  José Haidar Farret - "Prefeito de Santa Maria"
  •  Exmo Sr. Gen Ex. Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena - "Ministro do Exército"

 instalacoes 3 inauguracao

instalacoes 4 pedraAs novas instalações do COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA foram inauguradas no dia 19 de novembro de 1998, pelo Sr Ministro do Exército, Ministro da Educação e Desportos, representante do Governador do Estado, Prefeito Municipal de Santa Maria e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas. Constou do descerramento da placa pelos Senhores Ministro do Exército, Ministro da Educação e Desportos, Comandante e Diretor do CMSM e Secretária da Educação do Rio Grande do Sul.

O COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA utilizou dois Vagões Ferroviários como salas de aula, por isso vem sendo chamado no seio dos Colégios Militares, "COLÉGIO DO VAGÃO".
 

PEDRA FUNDAMENTAL
Lançada em 04 de Dezembro de 1996, dando início aos trabalhos de construção das instalações definitivas do COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA

registrado em:
Fim do conteúdo da página