Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Um dia de muitas comemorações e premiações...
Início do conteúdo da página

Um dia de muitas comemorações e premiações...

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 14h42 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 14h43

A chuva que se tornou constante nas duas últimas quintas-feiras fez com que a Formatura Geral do CMPA fosse plena de comemorações e premiações acumuladas.

Comemorando o Dia do Professor, transcorrido em 15 de outubro, a distinção de hastear os pavilhões do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre coube ao Cel Com Ramsés Martins Serra, Chefe da Divisão de Ensino, e aos professores Cel Gilberto Machado da Rosa, Decano dos Docentes, e Hércules Luiz Venzon, mais antigo professor civil em docência. Após o hasteamento, representando todos os docentes, os três profissionais acompanharam o Comandante no palanque. Na oportunidade, foi lida a mensagem alusiva à data enviada pelo Gen Bda Flávio Marcus Lancia Barbosa, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial do Exército, cuja Diretoria coordena as 13 unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Outra comemoração significativa para o CMPA foi a dos 22 anos de criação da Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV/APM), ocorrido em 16 de outubro. O destaque foi efetuado pela presença de sua diretoria e Grupo de Mães Voluntárias no palanque.

Foi destacado também o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, transcorrido em 23 de outubro, cabendo ao Grêmio da FAB a distinção de desfilar na testa dos grupamentos do Batalhão Escolar.

Iniciando as premiações, foram entregues oficialmente os diplomas de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva, realizado na UNINTER, ao Cap Wolney Silveira Wieckzorek, à Prof.ª Dra. Fernanda Medeiros de Albuquerque e à FC e Prof.ª Maria da Graça Peccin Sanches. O curso em tela, dada a sua importância no atual cenário educativo do Sistema Colégio Militar do Brasil, foi realizado com recursos disponibilizados pelo Exército através do Departamento de Educação e Cultura, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial e do CMPA.

A seguir, foram premiados os alunos e professores que participaram do 2º Desafio Global do Conhecimento, grande evento cultural que envolveu equipes de todos os Colégios Militares e que foi realizado no Colégio Militar de Brasília. Os premiados foram:
No Quiz:
- Al Laura Gonçalves Patrício;
- Al Francisco Silveira Aydos.

Olimpíada de Matemática:
- Al Gabriel Tabbal Mallet;
- Al Maria Paula Arakaki Severo.

Feira de Ciências:
- 1º Ten Vítor Sardinha Bexiga;
- Al Matheus Severiano Marques Xavier;
- Al Laura Gonçalves Patrício;
- Al Gabriela Festugato Maranhão.

Feira de Robótica:
- 1º Sgt Glauco Salomão Ferreira Ribas;
- Al Pedro Lucas Marques Xavier;
- Al Francisco Silveira Aydos.

A última premiação contemplou os trabalhos vencedores da edição 2017 da Feira de Ciências, Arte e Cultura do CMPA, ocorrida em 17 de setembro, que teve como objetivos estimular a atividade científica, a arte e a cultura, além de desenvolver habilidades de análise, reflexão e compreensão na construção do saber.
Os seguintes alunos foram premiados:

6º ao 8º Ano:
Categoria Artes Plásticas
- 2º Lugar: Al Carolina Ferreira, do 7º Ano, com o trabalho Forget-Me-Nots;
- 1º Lugar: Al Júlia Sávio, do 7º Ano, Minha esperança, A pureza, Um amor;
- Orientadoras: Prof.ª Geovanna e Prof.ª Tainá.

Categoria Divulgação
- 3º Lugar: Al Daniel Joshua, do 8º Ano, com o trabalho Sobrevivendo ao Dia D. Orientador: Cap Wolney;
- 2º Lugar: Al Sofia Michaelsen, do 8º Ano, com o trabalho Fugindo da Guerra e da Fome: Quando o pesadelo dos refugiados termina?. Orientadora: Prof.ª Stropper.
- 1º Lugar: Alunas Clara Xavier e Joana, do 6º Ano, com o trabalho As Máquinas e o Movimento Perpétuo. Orientador: Maj Antunes.

Categoria Experimentação
- 3º Lugar: Al Carolina Malmann, do 6º Ano, com o trabalho Medida da Poluição Luminosa no Céu da Vila Nova. Orientador: Prof. Gomes.
- 2º Lugar: Al Maccari, do 8º Ano, com o trabalho Princípio de Pascal. Orientadora: Maj Clarice.
- 1º Lugar: Al Luca Prá, do 8º Ano (tricampeão), com o trabalho O Glúten nosso de cada dia: o que acontece quando deixamos de consumir. Orientadora: Maj Clarice.

9º Ano e Ensino Médio
Categoria Divulgação
- 3º Lugar: Alunos Covaleski, Karina e Jonathas, do 2º Ano, com o trabalho Diabetes Mellitus. Orientador: Maj Orlando;
- 2º Lugar: Alunos Laura Gonçalves, Matheus Marques e Xavier, respectivamente, do 2º, 1º e 9º Anos, com o trabalho Autismo. Orientador: 1º Sgt Glauco Ribas.
- 1º Lugar: Alunas Amanda Martins, Carolina Norte, Mírian Couto e Tainá, do 2º Ano, com o trabalho As Ciências Exatas em torno de um dirigível. Orientador: Maj Jorge.

Categoria Experimentação
- 3º Lugar: Alunos Aydos e Gabriela Maranhão, do 9º Ano, com o trabalho Enxergando através do Ultrassom. Orientador: 1º Ten Víctor.
- 2º Lugar: Alunos Da Rosa, Pereira, Matheus Vieira e Gabriela Maranhão, do 9º Ano, com o trabalho A lâmpada de LED: o futuro é agora. Orientador: 1º Sgt Slovinski.
- 1º Lugar: Alunos Culau e João Rios, do 9º Ano, com o trabalho Utilizando a Ciência a nosso favor: O trem de levitação magnética. Orientador: 1º Sgt Slovinski.

Prestigiaram o evento o Cel Cav Genessi Sá Junior, Antigo Comandante do CMPA, e o AA Maj Cav Rodrigo Viegas Pacheco, Comandante do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, além de pais e amigos da Família Garança.

Veja as demais fotos em https://goo.gl/PqdVhE 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

registrado em:
Fim do conteúdo da página