Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Entrega da Boina Verde-Oliva aos novos Soldados
Início do conteúdo da página

Entrega da Boina Verde-Oliva aos novos Soldados

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 14h10 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 14h18

Nem a pesada chuva que se abateu sobre Porto Alegre no início da manhã do dia 19 de outubro conseguiu empanar o brilho da marcante solenidade realizada na quadra coberta do CMPA, onde os 88 Soldados que ingressaram no segundo semestre de 2017 receberam a tradicional Boina Verde-Oliva, simbolizando o ingresso no Exército Brasileiro após cumprida a etapa da Instrução Individual Básica do Combatente.

A entrega da Boina Verde-Oliva simboliza os desafios superados e os objetivos alcançados pelos Soldados durante esse período, estando aptos agora a serem designados para cumprir as múltiplas e importantes tarefas que desempenharão no Colégio Militar de Porto Alegre.

Ao receber a Boina Verde-Oliva, os novos Soldados assumem o compromisso, diante de seus companheiros, familiares e amigos, de honrá-la e dignificá-la em respeito à memória dos heróis militares. Seu singelo simbolismo concretiza ideais e sentimentos, valorizando a tradição legada pelos antepassados desde a epopeia de Guararapes, quando da formação primeira do Exército Brasileiro.

A Boina Verde-Oliva é, pois, o símbolo do Soldado do Exército Brasileiro, e a conquista do direito de usá-la é um marco na vida militar dos jovens recém-incorporados.

Durante a solenidade, os seguintes Soldados, por terem sido considerados destaques na Instrução Individual Básica do Combatente, receberam a Boina das mãos do Comandante e de seus familiares:
- Destaque na semana de exercício no campo: Sd 550 - Jônatas Rodrigues dos Santos; 
- Destaque no tiro: Sd 509 - Anderson Ballejos de Carvalho; 
- Destaque em aptidão física: Sd 529 - Douglas Broch Rosa.

O evento foi presidido pelo Cel José Herculano Azambuja Junior, Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, e prestigiado por Oficiais de seu Estado-Maior, bem como por todo o efetivo profissional do Contingente e por familiares e amigos dos Soldados. O Contingente é comandado pelo Tenente-Coronel Virgolino Duque de Albuquerque.

A entrega da Boina foi realizada pelos orgulhosos padrinhos e madrinhas dos jovens militares que, posteriormente, participaram de uma atividade de confraternização no Rancho (refeitório) junto aos demais presentes.

O álbum de fotos está em: https://goo.gl/bnpAhE 

registrado em:
Fim do conteúdo da página